Presa na Itália, Zambelli reclama da falta de xampu, mas já foi contra absorventes para presas no Brasil


 Brasil 247 -  Deputada do PL está detida na Itália e enfrenta processo de extradição.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), presa desde o final de julho em Roma, na Itália, alegou dificuldades financeiras para comprar itens de higiene pessoal, como xampu, no presídio onde cumpre prisão preventiva. A informação foi divulgada pela repórter Márcia Dantas e repercutida pelo portal PlatôBR, que também destacou que, em 2022, Zambelli votou a favor do veto do então presidente Jair Bolsonaro (PL) que impedia a distribuição gratuita de absorventes íntimos a mulheres em situação de vulnerabilidade, incluindo presidiárias.

Segundo a reportagem, Zambelli não teria condições de adquirir um frasco de xampu no valor de dez euros. Seu pai relatou que a família enfrenta dificuldades financeiras. A deputada, que aguarda decisão da Justiça italiana sobre sua extradição para o Brasil, chegou a ter uma audiência cancelada no dia 13 de agosto, após passar mal.

Histórico no Congresso

Em 2022, Zambelli foi uma das 25 parlamentares que apoiaram o veto de Bolsonaro à lei que previa a distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda em escolas públicas, pessoas em situação de rua ou extrema vulnerabilidade e mulheres presas ou em cumprimento de medida socioeducativa.

O veto, contudo, foi amplamente rejeitado pelo Congresso Nacional: na Câmara dos Deputados, 426 parlamentares votaram contra a decisão presidencial, e no Senado, apenas um voto foi favorável à manutenção da medida.


Situação atual na Itália

A prisão de Zambelli ocorreu no fim de julho deste ano, em Roma. Ela permanece detida enquanto a Justiça italiana avalia se a parlamentar será extraditada para o Brasil ou se continuará respondendo ao processo no país europeu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista