Austrália: esquerda reconduz premiê ao poder em meio a reação global contra Trump
O primeiro-ministro da Austrália, o trabalhista Anthony Albanese, proclamou a vitória de seu partido nas eleições gerais realizadas neste sábado (03/05) е disse que está "a caminho de formar um governo com maioria absoluta".
Ele se torna, assim, o primeiro chefe de governo a conquistar um segundo mandato consecutivo de três anos em 21 anos.
"Os australianos escolheram enfrentar os desafios globais do jeito australiano, cuidando uns dos outros e construindo o futuro. Os australianos elegeram um governo trabalhista majoritário", disse emocionado durante um discurso em Marrickville, a oeste de Sydney.
Seu Partido Trabalhista, de centro-esquerda, rotulou o rival de Albanese, Peter Dutton, líder da oposição, de "DOGE-y Dutton" e acusou seu Partido Liberal, conservador, de imitar Trump e seu Departamento de Eficiência Governamental, liderado pelo bilionário Elon Musk.
Momentos antes, Dutton reconheceu a derrota de sua aliança de partidos conservadores e que perdeu sua própria cadeira parlamentar, que ocupou por 24 anos.
O Partido Trabalhista obteve uma maioria apertada de 78 cadeiras na Câmara dos Representantes, a câmara baixa onde os partidos formam governos.
Analistas afirmam que uma verdadeira onda anti-Trump colaborou para o resultado da votação. O governo esteve atrás nas pesquisas por muito tempo, à medida que era considerado culpado pela atual alta do custo de vida, bem como pelos preços de aluguel e imóveis, e por permitir a entrada de muitos imigrantes no país. (Via: @dw.br)
Comentários
Postar um comentário