Trump registra maior índice de desaprovação em 80 anos, aponta pesquisa


Globonews
- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem o menor índice de aprovação nos primeiros 100 dias de governo entre todos os líderes americanos dos últimos 80 anos. A pesquisa conjunta da ABC News, Washington Post e Ipsos mostra que apenas 39% dos entrevistados aprovam a forma como o republicano conduz a presidência, enquanto a desaprovação chega a 55%.


A insatisfação é impulsionada principalmente por preocupações econômicas. Cerca de 53% dos americanos afirmam que a economia dos Estados Unidos está em uma situação ruim; 25% dizem que a situação permanece igual, e 21% acreditam que a economia melhorou no segundo governo de Trump.


Quando questionados sobre os preços de itens essenciais, 62% dos entrevistados acreditam que os preços continuam subindo, apesar das promessas de controle da inflação, enquanto 27% disseram que os valores dos produtos permanecem os mesmos. A maioria aponta as tarifas comerciais impostas por Trump como uma das causas da alta no custo de vida.


O dado mais preocupante para Trump, considerando sua promessa de recuperação econômica, é que 72% dos americanos acreditam ser muito provável ou relativamente provável que as políticas do republicano causem uma recessão no curto prazo. Apenas 26% consideram essa hipótese improvável.


Além das questões econômicas, há críticas quanto à forma como Trump lida com o sistema judicial. Quase dois terços dos entrevistados disseram que a administração tenta contornar ordens judiciais e ampliar excessivamente os poderes presidenciais. Para 62% dos americanos, o governo também não respeita o Estado de Direito.


No primeiro mandato, Trump registrou 53% de desaprovação e 42% de aprovação. A pesquisa foi realizada on-line entre os dias 18 e 22 de abril, com 2.464 pessoas em todo o território americano. Os resultados têm margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista