Vídeo: Lula critica "Plano Marshall invertido" de nações ricas na cúpula dos BRICS


 Revista Fórum - Presidente, que cancelou ida a Kazan, na Rússia, após sofrer acidente doméstico, participou do evento via videoconferência; leia e assista à íntegra do discurso.

Em um discurso enfático dirigido aos líderes do BRICS, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância do bloco na construção de um mundo multipolar e na luta contra as desigualdades globais. O mandatário cancelou sua ida à Cúpula do BRICS em Kazan, na Rússia, após sofrer um acidente doméstico, mas participou do evento via videconferência na manhã desta quarta-feira (23).


Lula começou seu discurso agradecendo o apoio dos membros do BRICS à presidência brasileira do G20 e destacou a importância da cooperação para avançar em medidas que visam a redução das desigualdades, como a taxação de superricos, que vem sendo discutida em diversas instâncias internacionais.


Ele ressaltou que os países do BRICS implementaram políticas sociais de sucesso que podem servir de exemplo para o restante do mundo, e mencionou a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, convidando outros países a aderirem à iniciativa. “A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza já está em fase avançada de adesões”, disse o presidente, destacando o compromisso do Brasil com a causa.


Lula foi incisivo ao criticar a disparidade no combate às mudanças climáticas, enfatizando que a maior responsabilidade recai sobre os países ricos. “Não há dúvida de que a maior responsabilidade recai sobre os países ricos, cujo histórico de emissões culminou na crise climática que nos aflige hoje”, afirmou. O presidente cobrou o cumprimento da promessa de 100 bilhões de dólares anuais para o financiamento climático, exigindo ações concretas e monitoramento dos compromissos.


"Plano Marshall às avessas"

Um dos pontos altos de seu discurso foi a crítica ao fluxo financeiro global, que, segundo Lula, continua beneficiando as nações ricas em detrimento dos países emergentes. Ele comparou essa realidade a um "Plano Marshall às avessas", afirmando que “as economias emergentes e em desenvolvimento financiam o mundo desenvolvido”. Para Lula, as iniciativas e instituições do BRICS, como o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), são fundamentais para reverter esse cenário e promover o crescimento sustentável dos países do bloco.

Além disso, o presidente brasileiro defendeu a criação de meios de pagamento alternativos para transações entre os países do BRICS, com o objetivo de reduzir a dependência do dólar e fortalecer a ordem multipolar. “Agora é chegada a hora de avançar na criação de meios de pagamento alternativos para transações entre nossos países”, disse Lula, ressaltando que essa mudança deve ser tratada com “seriedade, cautela e solidez técnica”.

Guerras

Lula também fez referência à crise no Oriente Médio, citando as palavras do presidente turco Recep Tayyip Erdogan sobre a situação em Gaza, e apelou por esforços internacionais para evitar uma escalada dos conflitos.

"Como disse o presidente Erdogan na Assembleia Geral da ONU, Gaza se tornou 'o maior cemitério de crianças e mulheres do mundo'", declarou o mandatário. 

Além disso, defendeu o diálogo e a cooperação global para enfrentar os conflitos entre Ucrânia e Rússia, reforçando a necessidade de "resgatar nossa capacidade de trabalhar juntos em prol de objetivos comuns”.

Sul Global

O presidente concluiu seu discurso reafirmando o lema da presidência brasileira no BRICS: “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, e expressou seu desejo de continuar avançando na construção de um BRICS que promova justiça e equidade no cenário internacional.

Lula destacou o poder econômico e populacional do bloco, que representa mais de 3,6 bilhões de pessoas e 36% do PIB global por paridade de poder de compra. Segundo ele, "o BRICS foi responsável por parcela significativa do crescimento econômico mundial nas últimas décadas", consolidando-se como um ator fundamental nas relações internacionais.



Presidente Lula participa, por videoconferência, da reunião ampliada da 16ª Cúpula do BRICS
2.1K
Reply
Copy link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista