PT se fortalece ao vencer em 248 prefeituras, superando as 183 da eleição anterior.


O Partido dos Trabalhadores (PT) comemorou à presidente nacional da legenda, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), o balanço positivo do primeiro turno das eleições municipais de 2024. Com vitórias em 248 prefeituras, o partido provou sua capacidade de resiliência no cenário político brasileiro, superando os resultados da eleição anterior, quando conquistou 183 prefeituras.

"O PT mostrou o seu vigor, a sua vitalidade, a vontade de participar do processo democrático. E esse momento tão bonito, que são as eleições, é onde a gente pode depositar nosso voto na urna e escolher quem vai nos dirigir pelos próximos quatro anos nos municípios brasileiros", celebrou Gleisi.

A parlamentar enfatizou as alianças estratégicas estabelecidas pelo PT, como a chapa encabeçada pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) que vai disputar o segundo turno em São Paulo contra o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Ela também destacou a vitória expressiva de Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro, ainda no primeiro turno, em um cenário de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao segundo colocado.

Além disso, o PT deu o apoio a outros candidatos progressistas que avançaram para o segundo turno, como Maria do Rosário (PT-RS), em Porto Alegre, Natália Bonavides (PT-RN), em Natal, Evandro Leitão (PT), em Fortaleza, e Lúdio Cabral (PT), em Cuiabá. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, as prefeitas de Contagem, Marília Campos (PT), e de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), foram reeleitas.

Para Gleisi, os resultados demonstram um processo de reconstrução do PT no cenário eleitoral local, após os desafios enfrentados nas eleições de 2016 e 2020. "Nós já tínhamos avaliado que iríamos nos sair melhor do que saímos em 2020, que foi uma eleição muito difícil para nós. Aliás, a eleição de 2016 foi difícil, a de 2020 foi difícil e agora a de 2024 mostra um processo de reconstrução do PT no processo eleitoral local, o que é muito importante", ressaltou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista