Banco Mundial melhora projeção do PIB do Brasil para 2,8% em 2024


 CNN - Relatório da instituição divulgado nesta quarta-feira (9) projeta o crescimento econômico do país em 2,2% em 2025.

O Banco Mundial projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresça 2,8% em 2024 e 2,2% em 2025. As estimativas são do relatório econômico da América Latina e o Caribe, divulgado nesta quarta-feira (9).


A instituição subiu a projeção do PIB de 2024 e manteve a de 2025. No relatório de perspectivas econômicas globais divulgado pela instituição em junho, a estimativa era de que o PIB brasileiro cresceria 2% neste ano e 2,2% em 2025.


Caso a projeção do crescimento econômico brasileiro para este ano se confirme, o resultado será abaixo do registrado em 2023, quando o PIB do Brasil cresceu 2,9%, alcançando R$ 10,9 trilhões.


Segundo a instituição, é “provável” que o Brasil atinja a meta de inflação neste ano. A meta é de 3%, podendo chegar a 4,5%.

América Latina e Caribe

O Banco Mundial estima que a América Latina e o Caribe crescerão 1,9% em 2024, superando ligeiramente as estimativas anteriores. Para 2025, a previsão é de que a região registre crescimento econômico de 2,6%. Em junho, a projeção era de que o crescimento da região fosse de 1,8% em 2024 e de 2,7% em 2025.


Segundo a instituição, a América Latina e o Caribe devem “aproveitar o momento atual”. Em seu relatório, o Banco Mundial cita a decisão do Federal Reserve dos Estados Unidos de reduzir as taxas de juros e o controle inflacionário.


“A região fez progressos na gestão da inflação e na estabilização de seu ambiente macroeconômico. Este é um momento crucial para alavancar essas conquistas a fim de atrair os investimentos necessários para o desenvolvimento sustentável, promover a inovação, construir capital humano, criar mais e melhores empregos”, diz Carlos Felipe Jaramillo, Vice-Presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe.


Segundo o Banco Mundial, os os altos custos de capital, os sistemas educacionais fracos, a energia e a infraestrutura precárias e a instabilidade social reduzem a atratividade da região como destino de nearshoring, isto é, estratégia utilizada por empresas para transferir sua produção para os mercados onde seus produtos são vendidos.


Leia mais na CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista