Levantamento revela que 26% dos profissionais de publicidade pretendem reduzir investimentos no X em 2025

 


A plataforma X (antigo Twitter), suspensa no Brasil desde a última sexta-feira (30), pode enfrentar uma crise de receita em 2025. De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Kantar, 26% dos publicitários globais têm planos de reduzir seus investimentos em campanhas publicitárias na rede social no próximo ano. 


A queda na confiança do mercado publicitário na plataforma vem acompanhada de uma série de polêmicas envolvendo mudanças na moderação de conteúdo e a gestão da rede social sob a liderança de Elon Musk. Desde que o bilionário assumiu o controle da plataforma, diversas marcas já vinham manifestando preocupação em relação ao aumento de discursos de ódio e desinformação, o que levou à suspensão de publicidade por parte de algumas empresas.


No Brasil, o bloqueio da rede social X foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em meio a investigações sobre o uso da plataforma para disseminação de fake news e ataques a autoridades. A suspensão temporária faz parte de uma medida mais ampla para combater o uso inadequado da plataforma para fins políticos e propagação de crimes cibernéticos.


Especialistas avaliam que o impacto financeiro dessa redução no investimento publicitário pode ser significativo para a plataforma, uma vez que o modelo de negócios da X depende fortemente da receita gerada por anúncios. 


A pesquisa da Kantar também aponta que essa tendência de cortes nos gastos publicitários não é exclusiva do X. Outras redes sociais estão sendo reavaliadas por agências de marketing, que buscam alternativas mais seguras e transparentes para atingir seus públicos, em meio a um cenário global de crescente preocupação com a ética e a segurança digital.

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