Viagem de deputados bolsonaristas à Argentina levantou suspeitas da PF sobre foragidos do 8 de janeiro


 Eduardo Bolsonaro e parlamentares pediram asilo político para fugitivos de 8 de janeiro; PF suspeita de envolvimento de terceiros e plano orquestrado em fuga de brasileiros.


A viagem de deputados bolsonaristas à Argentina em maio, durante a qual solicitaram asilo político para fugitivos dos ataques de 8 de janeiro, atraiu a atenção das autoridades argentinas e levantou suspeitas na Polícia Federal (PF) e no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre um possível plano orquestrado de fuga.

A PF suspeita que a fuga de cerca de 65 brasileiros para a Argentina, todos investigados na Operação Lesa Pátria por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro, pode ter sido facilitada por terceiros, informa Bela Megale, em O Globo.

As autoridades brasileiras consideram que a viagem dos deputados pode ter sido um “tiro no pé”, ao chamar a atenção para a permanência dos foragidos no país vizinho.

O governo brasileiro já anunciou que solicitará à Argentina a extradição dos foragidos. Os depoimentos desses indivíduos serão cruciais para determinar se houve um plano de fuga coordenado e a participação de outras pessoas. Caso a suspeita seja confirmada, a PF iniciará uma investigação para apurar o envolvimento de terceiros.

No mês passado, os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Júlia Zanatta (PL-SC), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Rodrigo Valadares (União-SE) viajaram a Buenos Aires para participar de um evento promovido pela deputada argentina Maria Celeste Ponce, aliada do presidente Javier Milei. Durante a visita, os parlamentares pediram asilo político para os brasileiros condenados e considerados foragidos pelos ataques golpistas.


A movimentação dos deputados e os pedidos de asilo político reforçaram as suspeitas da PF sobre a possível existência de um esquema de fuga planejado. A ação dos parlamentares bolsonaristas na Argentina não apenas chamou a atenção das autoridades argentinas, mas também colocou os foragidos sob maior escrutínio das autoridades brasileiras, que agora buscam desmantelar qualquer rede de apoio envolvida na operação de fuga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista