Crescimento do neonazismo no Brasil preocupa e passa a ser monitorado internacionalmente

 


UOL - Monitoramento da ONU Inclui Brasil em Informe Anual sobre Expansão de Movimentos Neonazistas


Um monitoramento realizado pela ONU sobre a expansão de movimentos neonazistas incluiu o Brasil em seu informe anual, destacando o fortalecimento de grupos e o aumento de incidentes. O documento será debatido durante a reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, que acontece até meados de julho em Genebra.


O informe, intitulado "Combatendo a Glorificação do Nazismo e Neonazismo", foi conduzido por Ashwini K.P., relatora da ONU sobre formas contemporâneas de racismo e xenofobia. O objetivo é identificar a dimensão da expansão do fenômeno e apresentar propostas para que governos possam responder adequadamente.


Cada Estado forneceu informações para a relatora, que agrupou os dados no documento oficial. Além do Brasil, foram citados casos em mais de duas dezenas de países.


Segundo Ashwini, o Conselho Nacional de Direitos Humanos do Brasil relatou um aumento preocupante no discurso de ódio e nas manifestações neonazistas nos últimos anos. Em resposta a esse crescimento, o conselho estabeleceu um Relator Especial para o Combate ao Crescimento de Células Neonazistas no Brasil. Esse relator tem o mandato de coletar dados sobre a expansão desses movimentos no país.


O documento também menciona que, em 2021, o Centro Nacional de Crimes Cibernéticos do Brasil recebeu e processou 14.476 denúncias anônimas relacionadas ao neonazismo, destacando não apenas a gravidade da situação, mas também a urgência de abordá-la.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista