Quando e porque a Coréia do Norte e a Coréia do Sul se dividiram?

Os dois deram as mãos enquanto caminhavam, em um momento em que as pessoas dos dois países provavelmente se lembrarão para sempre. Mas quando o conflito entre o norte e o sul começou, e por que eles foram separados?

Depois que a guerra russo-japonesa terminou em 1905, a Coréia se tornou um território do Japão e, em seguida, foi anexada por eles em 2010. Vários grupos surgiram para tentar a independência do país, mas sem uma voz coesa, não conseguiram promulgar mudanças. Depois que a Segunda Guerra Mundial terminou, líderes chineses, britânicos e americanos se reuniram para decidir o que aconteceria com as colônias japonesas. Foi decidido que eles iriam perdê-los. No entanto, em agosto de 1945, a União Soviética declarou guerra à Rússia. Os Estados Unidos decidiram que precisavam de uma zona de ocupação no sul, e uma linha rudimentar foi traçada onde a fronteira é hoje.
(Imagem: REUTERS)


A Rússia (e mais tarde a China) começou um estado comunista no norte, enquanto a América controlava o sul. Em 1948, um governo foi formado em Seul para a Coréia do Sul, liderado pelo anti-comunista Syngman Rhee. Então, Kim Il Sung se tornou o primeiro premier da República Popular Democrática da Coréia (RPDC) na capital de Pyongyang. Em 1950, a Guerra da Coréia começou, com a União Soviética assumindo o controle do sul inicialmente, antes de ser adiada quando outros países (incluindo os EUA e o Reino Unido) entraram em ação. Quando um armistício foi assinado em 1953, 2,5 milhões de pessoas perderam suas vidas para a guerra. Desde então, a Coréia do Sul continua sendo um estado capitalista e tem uma população maior que o norte.

O presidente sul-coreano Moon Jae-in, à direita, aperta a mão de Kim Yo Jong, a irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un (Foto: Kim Ju-sung / Yonhap via AP)


Metro




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista