Juiz que soltou homem com 200 kg de cocaína corrige decisão, mas deixa suspeito em liberdade


 DCM-  O juiz Marcelo Nalesso Salmaso, que concedeu liberdade a Thiago Zumiotti da Silva, preso com mais de 200 quilos de pasta-base de cocaína e 90 quilos de crack em Itu (SP), retificou sua decisão nesta segunda-feira (25). O magistrado afirmou que utilizou um “texto-modelo” em sua decisão anterior, o que levou à interpretação de que a quantidade de drogas apreendida seria “pequena”. Apesar da correção, ele manteve o acusado fora da prisão.


Na nova manifestação, Salmaso reconheceu que a quantidade de drogas apreendida é “de elevada monta”, mas destacou que não há indícios de que o suspeito integre uma organização criminosa ou ocupe posição relevante no tráfico. Ele afirmou que Thiago atuava como “mula”, contratado apenas para transporte da droga, e ressaltou que o réu é primário, tem bons antecedentes e trabalho lícito. O juiz determinou medidas cautelares, como comparecimento em juízo e proibição de sair da comarca sem autorização.


O caso gerou forte reação do secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que classificou a decisão inicial como “absurda”. O Ministério Público já recorreu da medida e aguarda decisão da Vara de Garantias de Sorocaba. O juiz, por sua vez, enfatizou que a liberdade provisória não significa absolvição, e que o processo seguirá com a produção de provas para formação da decisão final.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista