quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Câmara dos Deputados dos EUA aprova Impeachment de Donald Trump

Donald Trump tornou-se o terceiro presidente na história dos EUA a sofrer um impeachment. O impedimento foi confirmado pela Câmara dos Representantes na noite desta quarta-feira (18). Ele continua no cargo até o julgamento do Senado.



A votação confirma que Trump é considerado, pela Câmara de Representantes, culpado de abuso de poder, por ter pedido ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyi, que o país investigasse negócios do filho do ex-presidente Joe Biden. Biden é um dos principais rivais de Trump na corrida presidencial de 2020 e a investigação teria como objetivo prejudicá-lo nas eleições.

Trump também condicionou a liberação de ajuda financeira e militar aos ucranianos, em guerra contra a Rússia, à reabertura das investigações sobre Biden.ll

A votação também confirmou que o presidente cometeu obstrução de Justiça, por impedir que membros de seu governo dessem depoimentos ou entregassem documentos ao Congresso durante o processo de investigação do impeachment.

Porém, seguindo o rito constitucional dos EUA, o presidente só é afastado após o julgamento do impeachment, que ocorre no Senado. A maioria dos senadores é republicana, o que deve impedir que Trump seja de fato retirado da Casa Branca — exatamente como aconteceu com seus colegas de impeachment na história, Andrew Johnson e Bill Clinton.


Impeachment no Senado

Os senadores definirão nos próximos dias o rito do julgamento, que terá uma banca de acusação e outra de defesa, formada tanto por congressistas como advogados.



Fonte: Brasil 234
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário