Tribunal solicita explicações de Marçal e Meta sobre recomendações de emojis em perfis
A Justiça Eleitoral determinou, nesta quinta-feira (5/9), que o candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), e o Instagram expliquem em até 48 horas a aparição de sugestões de emojis associados ao candidato nas páginas de seus concorrentes.
A decisão partiu do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) após uma representação feita pela ativista e candidata a vereadora pelo PSol, Amanda Paschoal. O pedido questiona se a exibição de emojis, como o "M" e o número "28", relacionados à campanha de Marçal, mesmo em perfis de adversários políticos, fere o princípio de isonomia nas eleições.
De acordo com a ação, inicialmente noticiada pela Folha de S. Paulo, essa situação poderia desequilibrar a disputa eleitoral ao beneficiar um candidato de forma injusta. O Ministério Público Eleitoral também foi acionado e deve se manifestar até sexta-feira (6/9).
O portal Metrópoles testou a situação e constatou que ao acessar perfis de outros candidatos à prefeitura de São Paulo, o Instagram sugeria automaticamente emojis ligados à campanha de Marçal na aba de comentários.
Até o momento, nem a Meta nem a equipe de Marçal responderam às solicitações de esclarecimentos.
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