Setor automotivo acelera e registra alta de 12% em julho


  Revista Fórum - A produção industrial brasileira cresceu 6,1% em julho de 2024, comparada a julho de 2023, acumulando alta de 3,2% no ano e 2,2% em 12 meses, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM - Brasil) do IBGE publicada nesta quarta-feira (4).


A indústria está 1,4% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 15,5% abaixo do pico da série histórica, registrado em maio de 2011.


“Trata-se de um crescimento acentuado, marcado pelo espalhamento de resultados positivos. É preciso lembrar, no entanto, de dois aspectos importantes: houve um efeito calendário positivo (2 dias úteis a mais em julho de 2024 contra julho de 2023) e uma base de comparação mais depreciada no contexto da indústria geral”, observa André Macedo, gerente da pesquisa.


Vale lembrar que, junto ao BNDES, o governo Lula tem dados incentivos à produção de carros elétricos, híbridos e verdes no país, o que tem fortalecido o setor e atraído investimentos de diversas empresas do setor ao país.


Entre as 18 atividades que apresentaram alta, a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias liderou o crescimento em julho, com alta de 12,0%, impactada pelo aumento na produção de automóveis e autopeças.


Outros ramos também apresentaram avanços expressivos, como produtos de metal (+8,4%), produtos diversos (+18,8%), produtos químicos (+2,7%), máquinas e equipamentos (+4,2%), e confecção de artigos do vestuário (+5,5%).


A indústria segue mostrando sinais de recuperação, mas ainda há um longo caminho até retomar os níveis mais altos de produção.


O crescimento industrial foi o principal fator para o "PIBão" apresentado pela economia brasileira no segundo trimestre de 2024, com expansão de 1,4% em comparação ao trimestre anterior.


Esse crescimento foi impulsionado por melhorias em vários setores, apesar de uma queda na agricultura, que recuou 2,3% durante o mesmo período. O setor industrial viu um aumento notável de 1,8%, enquanto o setor de serviços cresceu 1,0%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista