Pesquisa Datafolha revela novidade na disputa pela prefeitura de São Paulo
Revista Fórum - Campanhas de Boulos, Marçal e Nunes aguardam apreensivas o novo levantamento sobre a acirrada disputa pelo comando da capital paulista.
O instituto Datafolha divulga, nesta quinta-feira (5), nova pesquisa de intenções de voto para a prefeitura de São Paulo (SP) encomendada pela TV Globo.
As campanhas de Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB) – os três candidatos que vêm liderando a corrida eleitoral – aguardam apreensivas o novo levantamento, já que os últimos estudos mostraram disputa acirrada em meio a um embate tenso entre os postulantes ao Palácio do Anhangabaú.
A novidade da nova pesquisa, que será divulgada a partir das 16h, é que se trata da primeira após o início das propagandas eleitorais em rádio e televisão, que começaram no dia 30 de agosto.
Entre os três líderes na disputa, Ricardo Nunes é o que tem mais tempo de horário eleitoral: 6 minutos e 30 segundos em cada bloco de 10 minutos do horário eleitoral – sendo que são exibidos dois blocos por dia, às 12h e depois às 20h30. Além disso, o atual prefeito terá outros 27 minutos e 20 segundos distribuídos em inserções ao longo da programação das emissoras.
Já Boulos terá 2 minutos e 22 segundos em cada bloco de propaganda eleitoral e outros 10 minutos que são distribuídos entre as demais inserções.
Marçal, por sua vez, não tem tempo de rádio e TV pois seu partido, o PRTB, não tem representantes na Câmara dos Deputados. O "coach" de extrema direita, entretanto, tem forte engajamento nas redes sociais – que pode ser artificial, já que ele é acusado de utilizar robôs e esquema ilegal para remunerar divulgadores de seus conteúdos.
A nova pesquisa Datafolha, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contou com 1.204 entrevistas feitas em toda a metrópole de São Paulo entre a terça-feira (3) e esta quarta-feira (4).
Último Datafolha para a prefeitura de SP
Na sondagem realizada pelo Datafolha e divulgada em 22 de agosto, Boulos tinha 23% das intenções de voto, em situação de empate técnico com Marçal, com 21%, e Nunes, que aparecia com 19%.
José Luiz Datena (PSDB) aparecia com 10%, empatado tecnicamente com Tabata Amaral (PSB), que chegava a 8%. Marina Helena (Novo) tinha 4% e os que disseram que votarão em branco ou nulo somaram 8%, enquanto os que não quiseram ou não souberam responder ficaram em 4%.
Comentários
Postar um comentário