Médico acusa Pablo Marçal de simular lesão após cadeirada de Datena em debate


No último domingo (15/9), uma nova polêmica surgiu em meio às tensões de um debate acalorado entre o empresário Pablo Marçal e o apresentador José Luiz Datena. O médico Bruno Gino, mestre pela Universidade de Ontário e especialista em Saúde Pública no Canadá, afirmou que Marçal estaria simulando uma lesão, alegadamente sofrida após ser atingido por uma cadeira durante o debate. Gino, que possui formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, baseou sua análise em uma foto divulgada pelo próprio Marçal, em que o empresário aparece no hospital.


Segundo o médico, a imagem revela indícios de que o relato de Marçal não seria compatível com a gravidade de uma lesão real. "Sou médico há quase 10 anos, mestre pela University of Ontario e professor da disciplina de Emergência em uma escola de medicina na América do Norte por mais de três anos. Posso afirmar uma coisa com muita propriedade: Se alguém chegar até você dizendo que teve uma fratura de costela e falta de ar com uma pulseira dessa cor, o código do CID é Z765", escreveu Gino em uma rede social, insinuando que Marçal teria fingido a gravidade de sua condição.


O código Z765 da Classificação Internacional de Doenças (CID) refere-se a casos de "simulação consciente", em que o indivíduo finge uma condição de saúde. Gino também mencionou o uso da pulseira verde, conforme o Protocolo de Manchester, que classifica a urgência dos atendimentos médicos. De acordo com o protocolo, a pulseira verde indica que o paciente apresenta "pouca urgência" e pode aguardar até 120 minutos para ser atendido ou até mesmo ser redirecionado para outros serviços de saúde.


A declaração do médico rapidamente gerou debate nas redes sociais, dividindo opiniões. Enquanto apoiadores de Marçal criticaram a postura de Gino, outros internautas endossaram a análise do especialista, insinuando que o empresário teria se aproveitado do episódio para ganhar visibilidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista