Marina Silva afirma que o Brasil enfrenta um verdadeiro 'terrorismo climático' e defende punições mais rigorosas para os responsáveis por incêndios.


  G1 -  Em visita ao interior de São Paulo, nesta sábado (14), ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima disse ações são intencionais e coordenadas.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou neste sábado (14) que o Brasil vive um terrorismo climático.


Em um evento político em São Carlos, no interior de São Paulo, a ministra disse que "parece que há uma aliança do crime com a emergência climática".


“Há uma proibição em todo o território nacional do uso do fogo, mas existem aqueles que estão fazendo um verdadeiro terrorismo climático usando a temperatura alta e a baixa umidade e ateando o fogo do nosso país, prejudicando a saúde das pessoas, a biodiversidade, destruindo as florestas.”


Nesta sábado, a Defesa Civil do Estado de São Paulo, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e outras agências atuou em 12 municípios paulistas onde ocorrem incêndios florestais. Para auxiliar no combate, o estado está usando 20 aeronaves.


Segundo a ministra, apenas dois estados brasileiros não estão em seca intensa. Em todo país, já foram queimados 900 mil hectares de área de agricultura, além 1,4 milhão de hectares de área de campo e pastagem e 1 milhão de hectares de florestas.


Em São Paulo, o prejuízo dos agricultores com as queimadas, principalmente dos produtores de cana-de-açúcar, já chega a R$ 2 bilhões.


Leia mais no G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista