Internautas expressam apoio à suspensão do X, antigo Twitter, no Brasil com a frase "Xandão, eu autorizo".
Revista Fórum - A rede social de Elon Musk deve ser suspensa no país por não acatar determinações do Supremo Tribunal Federal.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que o X (antigo Twitter) apresente um representante da plataforma no Brasil. Caso contrário, a rede social pode ser suspensa no país. O prazo termina nesta quinta-feira (29).
No entanto, desde que foi intimado, o empresário sul-africano Elon Musk, dono do X, tem dado sinais de que não vai acatar as determinações do STF. Diante de tal quadro, a Justiça brasileira confiscou as contas da Starlink, outra empresa de Musk que atua no Brasil.
Com este impasse, tudo leva a crer que o X deve ser suspenso e deixar de operar no Brasil, o que tem deixado militantes da extrema direita em pânico, visto que uma das marcas da plataforma é permitir que todo tipo de discurso seja publicado na rede.
Por causa disso, se iniciou um debate sobre se o STF pode suspender a plataforma e se isso não estaria ferindo a liberdade de expressão. Os principais juristas do Brasil afirmam que não, que a possível suspensão do X é legal, visto que a empresa, que é estrangeira, deve obedecer às regras nacionais.
Diante disso, internautas subiram a tag "Xãndão, eu autorizo" em apoio à possível suspensão do X no Brasil. Confira abaixo as principais reações:
Musk dobra aposta e diz que Lula é "o cachorro de estimação" de Moraes
O empresário Elon Musk tem dado sinais de que não adotará as medidas estipuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Prova disso é que, nesta quinta-feira (29), Musk voltou a atacar o ministro Alexandre de Moraes e o presidente Lula (PT). O descumprimento das medidas estipuladas pela Corte pode resultar na suspensão do X no Brasil.
Em publicação realizada na tarde desta quinta-feira (29), Musk classificou o ministro Alexandre de Moraes como 'tirano' e afirmou que o presidente Lula é 'o cachorro de estimação' do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
“O tirano Alexandre de Moraes é o ditador do Brasil. Lula é seu cachorro de estimação”, escreveu Elon Musk.
Moraes acerta contra "tirania absoluta" de Elon Musk
O ultimato de Alexandre de Moraes enviado ao dono do Twitter, Elon Musk, está em conformação com a legalidade, avalia o jurista Pedro Serrano.
Moraes ordenou que o X apresente um representante da rede social em solo brasileiro. Caso contrário, a rede social pode deixar de operar no Brasil.
Musk tomou nota da ação e decidiu fazer chacota com o Supremo Tribunal Federal, o que pode implicar na suspensão do X no país.
Na visão do jurista Pedro Serrano, professor de direito constitucional da PUC São Paulo e figura de destaque na área jurídica do país, a decisão de Alexandre de Moraes é acertada.
"Uma coisa é certa, uma rede querer operar no Brasil sem se submeter a suas leis e instituições é querer se pôr como um poder privado acima da soberania estatal e, portanto, acima da Constituição, dos direitos e da democracia", afirma Pedro Serrano.
"Uma tirania absoluta, sem limites legais e morais-políticos . A suspensão de atividades até que se submeta a nossas leis é uma obviedade que se impõe. O ministro @alexandre está correto nesse tema", avalia o jurista.
Comentários
Postar um comentário