Processo de impeachment é aberto contra governador bolsonarista: descubra quem é


Roraima, 2 de julho de 2024 - A Assembleia Legislativa de Roraima aceitou nesta terça-feira um pedido de impeachment contra o governador Antonio Denarium, do PP, e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. As denúncias foram apresentadas em 19 de junho por Rudson Leite e Fábio Almeida, lideranças políticas no estado.


O documento de impeachment reforça as acusações já feitas contra Denarium na Justiça Eleitoral, que levaram à cassação de seu mandato. Durante a leitura da admissibilidade, o presidente da Assembleia, Soldado Sampaio (Republicanos), afirmou:

Governador Antonio Denarium, do PP


"Não há dúvida de que as acusações formuladas pelos denunciantes são gravíssimas. Há, portanto, justa causa para o recebimento dessas denúncias. E também há indícios de autoria, considerando a responsabilidade do governador apresentada nos autos."


Com a aceitação do pedido, os representantes dos partidos com assento na Assembleia devem indicar deputados para compor a comissão especial que analisará o pedido de impeachment. O prazo para a indicação é de 72 horas.


Entre as principais acusações contra Denarium estão abuso de poder político e econômico, desvio de recursos públicos, nepotismo, superfaturamento de contratos e gestão inadequada de programas sociais, bem como de recursos destinados à saúde e infraestrutura.


As ações atribuídas ao governador, conforme os denunciantes, violam os princípios constitucionais de legalidade, moralidade e eficiência na administração pública. Eles relataram o uso político da distribuição de cestas básicas e cartões de crédito por meio de programas sociais, em número muito superior ao de anos anteriores ao período eleitoral de 2022, configurando abuso de poder político.


O andamento deste processo de impeachment será acompanhado de perto, com grande expectativa sobre o futuro político do governador Antonio Denarium e as repercussões para a administração do estado de Roraima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista