Inflação desacelera em junho e registra menor alta para o 1º semestre desde 2020


A inflação oficial desacelerou em junho, registrando um aumento de 0,21%, em comparação com a alta de 0,46% verificada no mês anterior. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (10) pelo IBGE, surpreenderam o mercado, que esperava um índice de 0,32%.


Esta é a primeira desaceleração da inflação desde março. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou uma alta de 2,48% no primeiro semestre de 2024, mantendo-se acima de 4% no acumulado dos últimos 12 meses.


O resultado de junho é o menor para o período desde 2020, quando o indicador registrou um avanço de apenas 0,1% nos primeiros seis meses do ano. Naquela ocasião, a inflação foi influenciada por deflações ocorridas nos meses de abril e maio.


A desaceleração observada em junho traz um alívio para consumidores e empresas, que enfrentaram pressões inflacionárias significativas nos meses anteriores. Analistas acreditam que a redução do ritmo inflacionário pode estar relacionada a fatores sazonais e a uma maior estabilidade nos preços de alimentos e combustíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista