Lula já se reuniu com o dobro de chefes de Estado em comparação com Bolsonaro durante todo o seu mandato
Revista Fórum - Já no Sul, nas enchentes, o presidente esteve quatro vezes, enquanto seu antecessor permaneceu passeando de Jet Ski em tragédia semelhante na Bahia
Até o momento, com um ano e meio de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve agendas bilaterais com 64 líderes de outros países. O número é mais do que o dobro que seu antecessor teve em todo o seu mandato. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou durante seus quatro anos com apenas 31 presidentes ou primeiros-ministros.
Lula recebe nesta semana em Brasília Zoran Milanovic, o presidente da Croácia. Ele é o 24º chefe de Estado ou governo a vir ao Brasil. Segundo dados do Itamaraty, só em 2024 foram seis. O levantamento é da coluna de Lauro Jardim, no Globo.
Já no exterior, Lula esteve com outros 51 líderes. E não para. O presidente da Itália, Sergio Mattarella, deverá vir ao país em julhe e em agosto, do presidente brasileiro ir ao Chile, onde se encontra com o presidente Gabriel Boric.
Não bastasse isto, o atual ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, já se reuniu com 102 chanceleres desde o início do governo.
Enchentes no Rio Grande do Sul
Já nas questões nacionais, os números são ainda mais avassaladores. Lula já esteve quatro vezes no Rio Grande do Sul durante as inundações que devastaram o estado a partir de maio. Bolsonaro, por sua vez, durante enchente na Bahia, em 2021, permaneceu passeando de jet ski com a filha pela Praia do Itaguaçu, em São Francisco do Sul (SC).
Comentários
Postar um comentário