Possibilidade de Rodrigo Pacheco assumir ministério no governo Lula é discutida


 Membros do governo Lula têm debatido a possibilidade de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente do Senado Federal, assumir um ministério após concluir seu mandato na Casa Legislativa em fevereiro de 2025. A nomeação de Pacheco seria uma estratégia para reforçar a relação do Palácio do Planalto com o grupo político que deverá assumir o comando do Senado no próximo ano, segundo informações da Folha de S.Paulo.

A transferência de Pacheco para a Esplanada dos Ministérios também é vista como uma maneira de mantê-lo em evidência. Segundo fontes do governo, a candidatura de Pacheco ao governo de Minas Gerais em 2026 poderia ser fortalecida com o apoio de Lula.

A ideia de nomear Pacheco ministro foi sugerida ao presidente por um senador em abril. Lula tem considerado a proposta, mas auxiliares informam que as discussões ainda estão em fase preliminar e que nenhum acordo foi firmado até o momento. Quando questionado sobre o assunto, Pacheco afirmou que ainda não foi abordado sobre a possibilidade de assumir uma pasta ministerial. “Não há cogitação da minha parte. Meu compromisso é com o mandato no Senado para trabalhar pelo meu estado e por temas nacionais”, declarou o parlamentar.

Pacheco deve apoiar a eleição de Davi Alcolumbre (União-AP) para o comando da Casa. Foto: Agência Senado

Pacheco deve apoiar Davi Alcolumbre (União-AP) para sucedê-lo na presidência do Senado. O senador e seus aliados têm debatido seus próximos passos após o término do mandato, já que ex-presidentes do Congresso frequentemente enfrentam um período de diminuição de influência política.

Mesmo que Pacheco decida não disputar as eleições para o governo de Minas Gerais em 2026, auxiliares de Lula acreditam que sua nomeação para um ministério poderia fortalecer os laços do governo com seu grupo político no Congresso. As conversas ainda estão em estágio inicial e não há uma definição sobre quais cargos ministeriais poderiam ser oferecidos a Pacheco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista