Fake news assustadora sobre mortos no RS atinge quase 3 milhões de visualizações


 Revista Fórum -  Fake news continuam abastecendo a extrema direita, enquanto não vem a regulação das redes sociais no Brasil

Não bastassem as chuvas torrenciais que castigam o Rio Grande do Sul há quase um mês, a incompetência dos governos estadual de Eduardo Leite e municipais, especialmente o de Sebastião Melo em Porto Alegre, o gaúcho ainda tem que enfrentar a enxurrada de fake news, que buscam surfar na tragédia para alimentar a extrema direita bolsonarista.

Um perfil no X, antigo Twitter, divulga uma imagem do que seria um print que ela teria recebido, onde é dito que são mais de dois mil mortos nas enchentes. A postagem teve até o momento mais de 2,8 milhões de visualizações, 19 mil likes e 3 mil RT, que são pessoas ajudando a propagar a publicação.


No entanto, a publicação é mentirosa. É fake. E o desmentido já havia sido feito cinco dias antes, coisa que o perfil, que se diz jornalista, deveria saber:

"É #FAKE que Canoas tem mais de dois mil corpos de vítimas dos temporais no RS sem identificação em caminhões", diz matéria do Extra.

Não "foram deixados pra trás", como a mensagem afirma e o vídeo desmente. Veja o vídeo aqui  






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: PF identifica ex-ministro de Bolsonaro como beneficiário de esquema bilionário de fraudes no INSS

Casal gay é espancado por 8 homens em banheiro de bar do DF

Zambelli será extraditada da Itália e pretende delatar Bolsonaro por vingança, afirma jornalista