terça-feira, 29 de junho de 2021

O reajuste na conta de luz do brasileiro será de 52%, com a desculpa da crise hídrica que o Brasil enfrenta

     


 Portal Fórum-A luz vai ficar 52% mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta terça-feira (29) que o valor da tarifa da bandeira 2 vermelha será reajustado em 52%.


O preço até este momento cobrado é de R$ 6,24, agora vai para R$ 9,49 pelo consumo de 100 Kw/hora.

A Aneel justifica a alta por conta da crise hídrica. Eles explicam que o Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos, o que já levou ao maior acionamento de termelétricas


Luz mais cara e privatização da Eletrobras

O plenário do Senado, por maioria, aprovou na tarde desta quinta-feira (17) a Medida Provisória (MP) 1.031, apresentada pelo governo Bolsonaro, que permite e a privatização da Eletrobras. Ao todo, foram 42 votos a favor do texto principal da MP e 37 contrários.

Como o texto que havia sido aprovado na Câmara foi modificado pelo Senado, a proposta deverá ser analisada novamente pela outra casa legislativa em votação prevista para acontecer na próxima semana. Saiba como foi a votação na Câmara aqui.



A principal justificativa do governo ao querer privatizar a maior empresa de energia elétrica da América Latina é que isso reduziria a conta de luz, argumento que é rechaçado por entidades do setor elétrico. Levantamento divulgado em maio pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) aponta que a conta de luz, caso a privatização da estatal seja confirmada, vai aumentar em até 20%.

Senadores de partidos de oposição, como PT, PDT e Rede votaram contra a proposta, enquanto senadores governistas e boa parte dos parlamentares do centrão votaram a favor.



0 comentários:

Postar um comentário