sábado, 4 de abril de 2020

Brasil pode ter a pior década econômica da história por causa do coronavírus (e de Bolsonaro)

Da Folha:
O período de dez anos que se encerra em 2020 poderá registrar a maior queda da renda per capita da história republicana do país, superando até mesmo a contração dos anos 1980, que ficaram cunhados como a década perdida brasileira.
Uma contração do PIB (Produto Interno Bruto) superior a 2% neste ano —que vários analistas já consideram factível— levaria o rendimento médio da população a recuar mais do que o 0,43% amargado entre 1981 e 1990, segundo cálculos de Fernando Montero, economista-chefe da corretora Tullett Prebon.


As medidas necessárias para conter a expansão da Covid-19 já têm surtido efeito, fortemente recessivo. Isso não é exclusividade do Brasil. O problema, no caso brasileiro, é que o quadro negativo da atividade não se restringe a este ano atípico.
O país enfrentou uma severa e longa recessão entre o segundo trimestre de 2014 e o fim de 2016. Depois, veio uma recuperação lenta, que, ano após ano, vinha surpreendendo os analistas negativamente.
(…)

Coloca um PS: A economia já estava patinando antes mesmo da pandemia. O crescimento do PIB do ano passado foi ridículo e o real já era a moeda mais desvalorizada do mundo.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário