terça-feira, 10 de agosto de 2021

Bolsonaro não precisa de todo o apoio das forças armadas para dar seu golpe, diz Cristina Serra

 


Folha de S. Paulo -  A jornalista Cristina Serra avalia, em sua coluna na Folha de S. Paulo, não necessita do apoio completo e nem mesmo majoritário das forças armadas para executar o golpe militar que planeja. "Que algum suporte existe, é fato. 



Mal qual seria o grau de participação e/ou de adesão de comandantes e comandados a uma ruptura da legalidade? O bolsonarismo contaminou bolsões radicalizados ou já tornou-se metástase fora de controle? Dúvidas semelhantes se aplicam ao conjunto das forças de segurança do país: polícias militares e civis dos estados, Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal. Para turvar ainda mais o cenário, há as milícias, cevadas pela facilidade de acesso às armas, e que, no Rio de Janeiro, travam sangrenta disputa por territórios", escreve.




"Mesmo sem um quadro nítido do apoio armado a Bolsonaro, o que parece certo é que ele não precisa do apoio majoritário, mas apenas de setores dessas forças dispostos a fomentar ambiente de turbulência e desordem pública que justifique medidas de força e exceção. Daí para a quebra institucional, é uma canetada", pontua.




0 comentários:

Postar um comentário