quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Financial Times, jornal econômicco mais importante do mundo, põe em dúvida dados do PIB brasileiro

Sob o título "Falha nos dados econômicos brasileiros desperta preocupações entre analistas", o Financial Times (acima) sublinha que "pessoas ganharam ou perderam dinheiro como resultado da confusão sobre o verdadeiro estado das exportações".


A reportagem de Jonathan Wheatley afirma que a segunda revisão dos números pelo Ministério da Economia, em menos de uma semana, "lança dúvidas sobre a divulgação de dados-chave e deixa analistas se perguntando se ainda devem confiar na segurança das estatísticas brasileiras".

O jornal ouve do economista-chefe para América Latina do ING Financial Markets, de Nova York, que "os dados do PIB, embora melhores que o esperado, levantaram dúvidas entre alguns analistas devido a um número extraordinariamente grande de estoques de empresas, um indicador negativo para a atividade econômica".


Para o FT, as duas revisões "e a possibilidade de mais por vir levantaram dúvidas pela primeira vez sobre os dados brasileiros, há muito vistos como um exemplo de pontualidade e transparência entre os países emergentes".

Seu editor de América Latina, Michael Stott, perguntou no Twitter: "Nós podemos confiar nos dados da maior economia da América Latina?".

Na semana passada, o jornal havia apoiado em editorial o plano de reformas do ministro da Economia, Paulo Guedes.



Fonte: Folha de São Paulo
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário