PESQUISA
Os dados são de dois estudos feitos pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em colaboração com pesquisadores da Universidade Stanford, nos EUA, e do Imperial College, em Londres.
TÍTULO
Um deles foi publicado nesta sexta (26) na BMC Medicine, uma das principais revistas médicas do mundo. O estudo analisou dados de 5.507 municípios brasileiros em uma projeção de 2017 até 2030. O levantamento não inclui os óbitos em maiores de 70 anos.
CONSULTA
De acordo com a pesquisa, as principais causas de morte seriam em decorrência de doenças infecciosas e deficiências nutricionais.
CADEIRA VAZIA
A sucessão na reitoria da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ainda é uma incógnita. Quem indica o novo reitor é o presidente da República e há uma tradição de nomear o mais votado da lista do colegiado. Mas não se sabe se Jair Bolsonaro irá seguir isso, já que não há uma obrigatoriedade.
ESCOLHA
A biofísica Denise Pires de Carvalho venceu as eleições e deve encabeçar a lista que o colegiado vai enviar ao presidente no próximo dia 30. Ela não é filiada a nenhum partido, mas já se declarou contra pontos defendidos por Bolsonaro, como o patrulhamento ideológico na educação.
PARA TUDO
Em 1998, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não seguiu essa tradição e gerou uma crise na universidade. O atual reitor, Roberto Leher, é filiado ao PSOL e já foi criticado por correligionários de Bolsonaro.
PARA ELAS
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) vai lançar uma campanha em favor das mulheres que necessitam de acesso à Justiça para a garantia dos seus direitos. A iniciativa será apresentada no dia 3 de maio no vão do Masp.
Leia mais na Folha de São Paulo
0 comentários:
Postar um comentário